ANIVERSÁRIO

FAB celebra os 92 anos do Correio Aéreo Nacional e da Aviação de Transporte

A cerimônia foi realizada nessa segunda-feira (12/06), na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro (RJ)
Publicada em: 13/06/2023 18:13
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas
Edição: Agência Força Aérea

Ocorreu, nessa segunda-feira (12/06), a cerimônia militar alusiva aos 92 anos do Correio Aéreo Nacional e da Aviação de Transporte, na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro (RJ). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, sendo recebido pelo Comandante da BAAF, Coronel Aviador Ricardo Barbosa Arrais de Oliveira.

Na ocasião, o Comandante da Aeronáutica entregou uma placa da Força Aérea Brasileira (FAB) em homenagem aos pioneiros do Correio Aéreo Nacional, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Pinto Costa e Suboficial Cândido Nazareno Cintra, homens que, assim como Nelson Freire Lavenére-Wanderley, Casimiro Montenegro Filho, Lemos Cunha e Eduardo Gomes, colaboraram para o crescimento da FAB.

Além disso, simbolizando a dedicação e o profissionalismo entre o passado e o presente da Aviação de Transporte, o estandarte do antigo Comando de Transporte Aéreo foi entregue ao representante dos veteranos, Coronel Aviador Alexandre Nogueira de Souza.

Exposta de forma estática no pátio da solenidade, a aeronave Curtiss Fledgling K-263, que protagonizou a criação do Correio Aéreo Nacional, em 12 de junho de 1931, sob o comando dos Tenentes Casimiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavenére-Wanderley, abrilhantou a solenidade. Naquele ano, os Tenentes saíram do Rio de Janeiro (RJ) e levaram um malote com duas cartas até São Paulo (SP). Com a sua grande evolução, 92 anos depois, a Aviação de Transporte segue com papel fundamental para a FAB e para o Brasil.

“Hoje, transcorridos 92 anos de seu voo inicial, a Aviação de Transporte vem alçando mais e mais céus e, ao transpor fronteiras e atuar em múltiplas missões, tornou-se cada vez mais estratégica. A aquisição de modernos vetores são lídimos exemplos do quão avançada é a nossa Aviação de Transporte e do estrito cumprimento da Força Aérea Brasileira aos preceitos constitucionais que lhe cabem”, destacou o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, ao ler a Ordem do Dia.

Na cerimônia, também estiveram presentes: o Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro Do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; o Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro Do Ar Walcyr Josué De Castilho Araujo; o Presidente do Conselho Deliberativo do Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho; o Diretor do Instituto Histórico-Cultural Da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho; dentre outras autoridades civis e militares.

Aviação de Transporte

No total, são 13 Unidades Aéreas da Aviação de Transporte na FAB, que operam as aeronaves KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-100 Phenom. As Unidades estão sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).

Ainda durante o evento, sete comandantes de Unidades Aéreas foram condecorados com a Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura: Tenente-Coronel Aviador André Luiz Cornélio Maia; Tenente-Coronel Aviador Fernando Campos Montenegro; Tenente-Coronel Aviador Tito Livio Lúcio Alencar de Andrade; Tenente-Coronel Aviador Davidson da Silva Paiva; Tenente-Coronel Aviador Rosemberg Gomes da Silva; Tenente-Coronel Aviador Andre Nicolazzi da Rocha, e Tenente-Coronel Aviador Marcos Fassarella Oliveira.

Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura

A Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura foi instituída pelo decreto número 7.085, de 29 de janeiro de 2010, por ocasião das comemorações do Centenário do Nascimento do Brigadeiro Nero Moura.

Com o enfoque de enaltecer a figura sem par do Líder e do Comandante Operacional, é uma distinção concedida a militares do Comando da Aeronáutica que exerçam o cargo de Comandante de Unidade Aérea, pela conduta em prol da operacionalidade da sua Organização e da Força Aérea Brasileira.

Encerramento

Ao final do evento, a tropa de veteranos do Correio Aéreo Nacional e de integrantes da Aviação de Transporte, comandada pelo Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer, que completou 99 anos de idade nessa segunda-feira, desfilou em continência ao Comandante da Aeronáutica.

“Se hoje é um dia de festa para todos nós, para mim, particularmente, é um dia muito grato, isso porque, há 75 anos, precisamente no dia 09 de junho de 1948, como tripulante do C-45 1437, servindo na Base Aérea de Salvador, eu iniciava o Correio do Litoral Norte, o primeiro voo dessa linha. A segunda coisa é que o CAN comemora mais um aniversário e eu tenho a satisfação, que é uma bênção para mim, de poder participar dessa solenidade completando 99 anos”, finalizou o Brigadeiro.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Fotos: Sargento Figueira / CECOMSAER 

imagens/original/45660/01_(1).jpeg
imagens/original/45660/01_(11).jpeg
imagens/original/45660/01_(12).jpeg
imagens/original/45660/01_(13).jpeg
imagens/original/45660/01_(14).jpeg
imagens/original/45660/01_(16).jpeg
imagens/original/45660/01_(17).jpeg
imagens/original/45660/01_(4).jpeg
imagens/original/45660/01_(5).jpeg
imagens/original/45660/01_(7).jpeg
imagens/original/45660/01_(8).jpeg
imagens/original/45660/01_(9).jpeg